A fim de se aprofundar sobre as métricas em Mídia Social, eu compilei uma lista com algumas ferramentas web que podem ser usadas para avaliar os resultados quantitativos feita sobre a estratégia de Internet. Neste sentido, é necessário lembrar os 5 pontos básicos para uma Estratégia de Mídia Social.
- Pesquisar.
- Planejamento de Objetivos.
- Desenho do plano, ou seja, a estratégia.
- Aplicação ou execução.
- Medição e monitoramento.
Para atingir este último, é necessário entender que cada dia são criados várias ferramentas para a Web que permitem medir o alcance de uma estratégia de mídia social. Cada uma delas está ligada a umcanal específico.
As seguintes ferramentas permitem medir o quão longe você chegou com a implementação de sua estratégia de Social Media no Facebook, Twitter e blogs. Isto é, como estas ferramentas poderão gerar gráficos e relatórios para você controlar suas contas.
Facebook: Dentro de cada página do Facebook tem a opção de ter o percentual da atividade realizada. Você também pode encontrar algumas ferramentas externas como Page Statistics,Application Statistics, Adonomics,AppData, Socialistics e o Facebook Grader.
No Twitter: Este canal é o que tem mais aplicações para monitorar e medir a influência de uma conta específica. Por isso, existem centenas de ferramentas, algumas delas são Twittercounter,Twitter Grader, Twinfluence, Tweetburner,TweetStats, Twitscoop, Twitalyzer, TweetEffect,Twitter Analyzer, TweetRush,TweetReach, Twitterless, TwitterRatio, TwitterSpy,Twittsscoop e o TwittGraphs.
Em Blogs: A fim de acompanhar o que está sendo dito sobre os blogs, você pode encontrar vários serviços, incluindo: Google Analytics, Developer Analytics, BlogPulse,Technorati, Google Blog Search, IceRocket, Blogdigger, Wikio, BlogPulse e o Bloguzz.
Lembre-se que não se trata apenas de uma medição quantitativa, já que na Mídia Social o qualitativo torna-se mais importante. Deve se olhar e analisar o tipo de comentário e, em geral, se a recepção está tendo audiência. Desta forma, você pode medir o prestígio, influência, compromisso e popularidade, entre outros fatores.
Marketing 2.0
Joel Ferraresso
27/06/2011 at 14:16
Realmente, o quantidade nem sempre é qualidade…
muito bacana a matéria amigo e o blog também ! parabéns…sempre acompanho ! ABRAÇÂO !
Marca e Marketing
27/06/2011 at 14:18
Olá Joel,
Eu considero a mais importante etapa de todo o processo.
Obrigado pela visita e pelos elogios.
Abraços
Alex Jerônimo
28/06/2011 at 11:47
Ótimo post.
Vai ser de grande utilidade pra mim.
Estou com dificuldases para encontrar ferramentas funcionais para sorteios no Facebook e no Twitter.
Se puder ajudar com essa duvida, ficaria muito grato.
Marca e Marketing
29/06/2011 at 15:21
Olá Alex,
Em que posso ajudar mais precisamente?
Obrigado pela visita.
Abraços
Marca e Marketing
13/07/2011 at 18:04
Olá Alex,
Me desculpe a demora em responder seu post.
Eu uso muito a Sorteie-me,http://sorteie.me/ ela faz sorteio pelo twitter e muito eficaz.
Pelo Facebook não conheço nenhuma ainda que seja eficaz, por isso não recomendo pra você.
Se puder ajudar em mais me avise.
Abraços