RSS

Ferramentas para medir resultados nas mídias sociais

27 jun

A fim de se aprofundar sobre as métricas em Mídia Social, eu compilei uma lista com algumas ferramentas web que podem ser usadas para avaliar os resultados quantitativos feita sobre a estratégia de Internet. Neste sentido, é necessário lembrar os 5 pontos básicos para uma Estratégia de Mídia Social.

  • Pesquisar.
  • Planejamento de Objetivos.
  • Desenho do plano, ou seja, a estratégia.
  • Aplicação ou execução.
  • Medição e monitoramento.


Para atingir este último, é necessário entender que cada dia são criados várias ferramentas para a Web que permitem medir o alcance de uma estratégia de mídia social. Cada uma delas está ligada a umcanal específico.

As seguintes ferramentas permitem medir o quão longe você chegou com a implementação de sua estratégia de Social Media no Facebook, Twitter e blogs. Isto é, como estas ferramentas poderão gerar gráficos e relatórios para você controlar suas contas.

Facebook: Dentro de cada página do Facebook tem a opção de ter o percentual da atividade realizada. Você também pode encontrar algumas ferramentas externas como Page Statistics,Application Statistics, Adonomics,AppData, Socialistics e o Facebook Grader.

No Twitter: Este canal é o que tem mais aplicações para monitorar e medir a influência de uma conta específica. Por isso, existem centenas de ferramentas, algumas delas são Twittercounter,Twitter Grader, Twinfluence, Tweetburner,TweetStats, Twitscoop, Twitalyzer, TweetEffect,Twitter Analyzer, TweetRush,TweetReach, Twitterless, TwitterRatio, TwitterSpy,Twittsscoop e o TwittGraphs.

Em Blogs: A fim de acompanhar o que está sendo dito sobre os blogs, você pode encontrar vários serviços, incluindo: Google AnalyticsDeveloper Analytics, BlogPulse,Technorati, Google Blog Search, IceRocket, BlogdiggerWikioBlogPulse e o Bloguzz.

Lembre-se que não se trata apenas de uma medição quantitativa, já que na Mídia Social o qualitativo torna-se mais importante. Deve se olhar e analisar o tipo de comentário e, em geral, se a recepção está tendo audiência. Desta forma, você pode medir o prestígio, influência, compromisso e popularidade, entre outros fatores.

Marketing 2.0

 
5 Comentários

Publicado por em 27/06/2011 em Mídias Sociais

 

Tags: , ,

5 Respostas para “Ferramentas para medir resultados nas mídias sociais

  1. Joel Ferraresso

    27/06/2011 at 14:16

    Realmente, o quantidade nem sempre é qualidade…
    muito bacana a matéria amigo e o blog também ! parabéns…sempre acompanho ! ABRAÇÂO !

     
    • Marca e Marketing

      27/06/2011 at 14:18

      Olá Joel,
      Eu considero a mais importante etapa de todo o processo.
      Obrigado pela visita e pelos elogios.
      Abraços

       
  2. Alex Jerônimo

    28/06/2011 at 11:47

    Ótimo post.
    Vai ser de grande utilidade pra mim.
    Estou com dificuldases para encontrar ferramentas funcionais para sorteios no Facebook e no Twitter.
    Se puder ajudar com essa duvida, ficaria muito grato.

     
    • Marca e Marketing

      29/06/2011 at 15:21

      Olá Alex,
      Em que posso ajudar mais precisamente?
      Obrigado pela visita.
      Abraços

       
    • Marca e Marketing

      13/07/2011 at 18:04

      Olá Alex,
      Me desculpe a demora em responder seu post.
      Eu uso muito a Sorteie-me,http://sorteie.me/ ela faz sorteio pelo twitter e muito eficaz.
      Pelo Facebook não conheço nenhuma ainda que seja eficaz, por isso não recomendo pra você.
      Se puder ajudar em mais me avise.
      Abraços

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: