RSS

Natal online: 15 dicas para não ter problemas com suas compras

15 nov

As compras online já é uma rotina do presente pra muita gente. A estimativa desse ano é que fecharemos com um faturamento de R$ 18 bilhões de reais, ou seja, muita gente comprando e recebendo em casa sem ter que pegar o carro enfrentar trânsito, shoppings lotados, estacionamento e filas imensas para pagar, essa é a internet.

Mas tudo sem seu lado bom e ruim, por um lado a comodidade por outro a insegurança, falta de informação nas lojas virtuais, o medo de cartões de crédito sendo clonados e falta de confiança no prazo de entrega, tudo isso minimiza a vontade do consumidor em gastar online.

O comércio eletrônico (pela web apenas) cresce vertiginosamente. Segundo dados do Webshoppers, relatório 22ª. Edição1, e a Câmara.net, houve crescimento de 40% em 2010. A previsão para 2011 é de crescimento de 35%. No mesmo período, o comércio eletrônico no Chile cresce 5%, no México se expandirá 12% e, no Estados Unidos, 12,7%.

Classe Média

O Brasil esta crescendo financeiramente e com isso as novas classes C e D com poder de compra. Eles já somam 55% da população. O Brasil cresceu 115% nos últimos anos, segundo o IBGE, tudo isso devido a grande expansão da internet no país.

O ticket médio do brasileiro na internet aumentou para R$ 379,00, 15% maior do que em 2010. As compras coletivas ajudaram com esse aumento e já movimentam R$ 60 milhões de reais e a expectativa é que alcance 500 milhões em 2011.

O crescimento é assustador, milhares de pessoas compram pela internet mas desconhecem os riscos que podem sofrer, o que fazer para reeducar essas pessoas pra ao ambiente online? As classes C e D precisam ser incluídas digitalmente com educação e prevenção para que não sofram de golpes e prejuízos.

É essencial conscientizar o usuário-consumidor digital a se proteger de golpes, a saber fazer uma “compra legal online”, sem riscos. O aumento de segurança da informação vai aumentar a segurança jurídica entre as partes. Isso pode estimular o crescimento não só quantitativo, mas em valor de ticket médio das transações.

15 dicas de como evitar dores de cabeça durante as compras de Natal

1. Verifique se a loja virtua passa informações seguras e objetivas em seu site
2. Veja se a loja virtual apresenta telefone, endereço e CNPJ, essas informações ajudam a confirmar se a loja realmente existe e não fraudulenta.
3. Evitar compra em sites estrangeiros, a probabilidade de ocorrer transtornos é maior.
4. Escolha comprar produtos de marcas conhecidas e renomadas no mercado.
5. Antes de comprar, faça uma pesquisa sobre a loja e veja qual é sua reputação na internet.
6. Compre de lojas que seus amigos ou familiares já tenham comprado, o boca a boca é fundamental.
7.Verifique a loja no Registro.br e a sua do CNPJ perante a Receita Federal.
8. Leia as normas de entrega, políticas de troca do site escolhido e devolução do dinheiro caso seja necessário.
9.Verifique a política de privacidade de dados pessoais e cartões de crédito, esteja seguro que suas informações não serão passadas a terceiros.
10.IMPORTANTE: Verifique se a loja possui selos de segurança, cadeado na loja e se no momento da compra sua barra de endereço fica verde, esse é um sinal importante de segurança.
12. Salve as telas de transação e mensagem trocadas com a loja para uma possível reclamação, isso é tão válido quanto um documento registrado em cartório.
13.Evite pagar antes de receber o produto, escolha pelo pagamento com cartão de crédito, qualquer problema você pode cancelar a compra junto com a sua operadora de cartão.
14. Use as redes sociais para colher informações sobre a loja que escolheu para comprar, peça opiniões no twitter, facebook e outras redes.
15. Atualize seu computador com bons anti-vírus, anti-spyware, para que sua navegação seja segura e não abra nenhum e-mail que venha a desconfiar.

Com essas dicas é possível realizar compras segura e garantir o Natal de muita gente.

Boas compras!!

Leonardo Zani
Especialista em Planejamento Estratégico Digital

Conheça meu LinkedIN
Seja meu amigo no Facebook
Curta nossa página no Facebook
Me siga no Twitter @leoZANI @marcaemarketing
 
Deixe um comentário

Publicado por em 15/11/2011 em E-Commerce

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: