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Entrevista com Flavio Padovan

17 out

Hoje se inicia um ciclo de entrevistas que fiz com algumas personalidades do mundo do marketing, SEO, especialistas em planejamento estratégico digital e publicitários importantes do cenário nacional. Serão 10 perguntas referente a internet direcionado a vários segmentos e novas tendências de mercado. Vale a pena acompanhar aqui no Blog Marca & Marketing.

Hoje a entrevista é com Flávio Antonio Padovan Filho. CEO da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe. Já foi vice presidente de marketing e vendas da Volkswagen Brasil de 2007 a 2010. Formado pela PUC – SP em administração de empresa é um dos mais importantes nome do marketing no país. Confira o bate papo que tive com ele.

1. Você acha que expor e compartilhar informações é a nova tendência da internet para o século XXI?

É até mais do que isso. A convergência digital já é o presente da comunicação no mundo moderno. Hoje, compartilhar informações nas redes sociais é uma atitude do dia a dia das pessoas. A tendência é o aprimoramento dos canais e a personalização da informação. Por exemplo, a Land Rover possui um blog (http://www.rangeroverevoque.com.br/), que reúne os interessados nesse modelo especificamente. Como o perfil do cliente do Range Rover Evoque é específico deste modelo, ou seja, difere um pouco do perfil do cliente do Discovery 4, por exemplo, o blog dá dicas de estilo de vida e atividades relacionadas a este público diretamente. Essa segmentação, sem sair das redes sociais, é a grande revolução deste momento.

2. As empresas estão preparadas para usar as redes sociais? O que falta para elas atenderem melhor seu clientes?

Com certeza as redes sociais são um dos principais focos das empresas atualmente e a maioria vem se preparando para essa nova realidade. Entretanto, é preciso muito cuidado ao usar as redes sociais: elas são implacáveis com deslizes e com informações incorretas. O atendimento ao cliente se dá também por meio das redes sociais, mas não se limita a isso. As pessoas precisam ter muito foco e concentração nas necessidades e nas aspirações dos consumidores.

3. O twitter da Jaguar Land Rover Brasil esta um pouco abandonado se comparado com o twitter do Reino Unido. Aqui no Brasil essa ferramenta não é muito usada por qual motivo? Já que outras empresas usam e abusam desse serviço.

Talvez não esteja sendo percebido ainda porque iniciamos muito recentemente, mas a Land Rover possui um novo perfil no Facebook (Land Rover Brasil) e no Twitter (@landrover_br). Ambos acabam de ser renovados, mas já estão funcionando muito bem, siga a gente por lá.

4. Como as empresas deveriam se comunicar com o cliente em casos complicados como o da Brastemp, Twix, Locaweb e outros?

Cada empresa conhece o perfil do seu público, especialmente se o perfil de cada produto for diferente um do outro, e pode avaliar melhor caso a caso. Mas acho que as empresas devem estar alinhadas com os canais de comunicação que vão se abrindo no mundo moderno. O mundo corporativo não pode ficar alheio à revolução pela qual a comunicação vem passando. E todo cuidado é pouco, as redes sociais desempenham um papel importante na formação da reputação e da imagem das empresas e de suas marcas.

5. Uma grande empresa automotiva anunciou recentemente um modelo mais barato se fosse comprado pelo Facebook, outra empresa anunciou em compras coletivas um modelo de luxo. Na sua opinião qual o impacto na marca neste tipo de ação?

Estamos ainda engatinhando no conhecimento do potencial das redes sociais no relacionamento com os consumidores. Cada marca cria sua própria cultura e estratégia na utilização desse novo canal de comunicação e estabelece um jeito próprio de falar com seus públicos. Na Land Rover, iniciando com o lançamento do Range Rover Evoque, temos inovado na forma de atingir nosso publico alvo através do nosso canal no You Tube e nas outras redes sociais.

 

6. Em uma entrevista sua ao canal Avesso, você disse que falta para as empresas praticarem o marketing de experiência. Você acredita que essa etapa no processo de venda esta se tornando escasso diante das redes sociais?

Eu penso que as redes sociais tem um papel importantíssimo no marketing das empresas. Definitivamente não dá mais para ignorar isso. Porém, não podemos e não devemos focar só nisso. O produto precisa ser visto e experimentado e é por isso eu disse e reafirmo que o marketing sensorial é imprescindível, ainda mais quando falamos de automóvel, em que o tato, o olfato e a visão, além de experimentar em si, são vitais para a conquista de novos clientes. Esta semana apresentamos o novo Land Rover Experience Center no interior de São Paulo, onde os clientes poderão desfrutar de todas as possibilidades e potencialidades dos nossos produtos e assim cirar uma relação mais próxima e mais íntima com o produto. Em paralelo usamos as redes sociais para divulgar e mostrar com fotos e videos o que acontece por lá e despertamos nos clientes a curiosidade e o desejo de conhecer de perto o que fazemos. Nesse ponto é que entra a força das redes sociais. Acho que devemos usar as redes sociais em complemento ao marketing sensorial. Se você procurar Land Rover Experience Centre no Twitter ou no Facebook, vai ver que já tem tem alguma coisa por lá.

7. Como as empresas devem pensar para inovar e fazer diferente nas redes sociais?

Cada empresa deve procurar estabelecer seu estilo próprio para utilizar as redes sociais. Não existe uma fórmula definida para todos e o mais importante é usar essa ferramenta de forma responsável. Forçar a barra não funciona e as informações que são passadas tem que ser verdadeiras e alinhadas com a cultura e com o histórico da marca.

8. A Web 3.0 é realmente algo que o marketing das empresas devem adotar para se diferenciar das demais ou é modismo, algo de momento?

Não acredito que seja modismo e talvez um canal ou outro possa ser passageiro, mas a convergência digital é uma realidade. Aliás, a convergência é a palavra de ordem. A evolução dos smart phones e dos tablets e seus aplicativos tem sido muito rápida e possibilita a concentração das informações instantâneas em nossas mãos. 

9. A Jaguar Land Rover é uma empresa mais tradicional e com um nicho mais segmentado. Se tratando de redes sociais, é possível realizar um trabalho de venda da Jaguar Land Rover direcionado apenas para as redes?

É verdade. Ambas as marcas são do segmento de luxo e falam com clientes muito sofisticados. Mas isso não significa que esse público seja atrasado com relação ao universo online. O Range Rover Evoque, por exemplo, é um carro com um perfil muito urbano, de gente conectada e antenada no que há de mais moderno. Muitos deles são early adopters e estão ávidos para verem suas marcas preferidas interagirem com eles nesse mundo também. Mas, mais do que isso, eles querem ter experiências reais com nossos produtos. Por isso, nossos eventos de experiência, como o Interlagos Experience e o Land Rover Experience Centre são muito apreciados pelos nossos clientes também. As mídias sociais são uma ferramenta importante e complementar a essas atividades, uma vez que todos eles compartilham essas experiências nas redes.

10. Em um planejamento estratégico da empresa, o marketing online já é um dos pilares que compõe todo o projeto?

Sem dúvida, o marketing online é um pilar importantíssimo para a Jaguar Land Rover.

11. Qual sua visão para a venda de automóveis de luxo pela internet nos próximos 5 anos?

As ações online estão cada vez mais disputadas nesse segmento, porém, ainda como material de consulta e menos para fechamento de negócios. No fechamento do negócio a grande maioria dos clientes ainda prefere o contato pessoal e com os produtos e isso ainda vai perdurar por muito tempo.

Aqui você pode ver um vídeo do evento off-road, montado pela Land Rover Experience. O modelo usado foi um Range Rover Sport HSE 2011 Branco

Acompanhe as próximas entrevistas no Blog Marca & Marketing estão sensacionais!

Leonardo Zani
Especialista em Planejamento Estratégico Digital
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Publicado por em 17/10/2011 em Sem categoria

 

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