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Dicas para evitar o abandono de carrinho

07 set

Olá pessoal,

Estava um pouco sumido do blog por motivos de trabalho. Tantos assuntos pra resolver e sem tempo para postar algo aqui, mas hoje estou de volta!

Tenho ouvido muitos profissionais de e-commerce reclamando do alto abandono do carrinho em suas lojas virtuais. Todo mundo fala da taxa de crescimento que vai ter o e-commerce daqui até o final do ano, alguns são até muito otimistas e falam de um faturamento total de R$ de 30 bilhões de reais, mas a previsão para o final de 2011 é de R$ 18,7 bilhões.

Isso tudo é muito interessante quando um país como o Brasil esta com a economia em alta, facilidade em comprar pela internet, preços mais atraentes e entrega em casa. Mas tudo isso nem todas transações realizadas são convertidas em venda. Existe um grande percentual que não conclui a compra e gera o chamado abandono de carrinho.

Uma pesquisa realizada pela Forrester Research com as compras em 2010, apontaram que 88% das compras iniciadas não foram concretizadas, isso é uma grande preocupação para os lojistas virtuais, mas o que fazer pra reduzir esse índice?

Vamos relacionar o que mais atrapalha para o dono da loja virtual e facilitar o processo de compra para o cliente:

Aparência: o valor da personalização

É mais do que importante ter um layout personalizado, é imprescindível. Se o cliente encontrar sua loja virtual numa rede social ou no resultado de pesquisa em sites de busca; entrar nela e notar que a mesma é “pobre” em personalização e design, certamente não terá certeza para efetivar a compra. Outra questão referente à aparência é a disposição dos produtos na loja, onde os mais importantes devem estar sempre em destaque;

Segurança: o carro chefe da confiança

Para evitar desistência da compra é preciso transparecer segurança ao consumidor virtual e utilizar a internet como forma de comercialização, exige isso de quem é empreendedor. Dessa forma, disponibilizar um certificado de segurança transmite ao cliente que a loja é segura e que pode lhe render grande satisfação.

Atendimento: a garantia do retorno

O mau atendimento ou a falta de um é responsável por grande parte das desistências em compras virtuais. O cliente precisa de alguém que o auxilie, que tire suas dúvidas e é exatamente neste ponto que o atendimento faz diferença e miniminiza o número de desistências e carrinhos abandonados.

Passo-a-passo: o ‘empurrãozinho’ que faltava

Se o cliente considerar difícil chegar até o final da negociação, ele simplesmente deixará o produto por lá mesmo. Para driblar este problema, facilite a vida do consumidor e apresente os passos que seu cliente deve passar para efetivar a compra. Considere a possibilidade de adicionar um contato, caso haja dúvidas.

Estas dicas parecem naturais, as quais todas as lojas já devem seguir. Contudo, não é assim que acontece: ainda muitas lojas virtuais deixam de converter vendas por não explorarem todos os recursos que podem levá-las ao sucesso. Por esse motivo, vale à pena fazer uma reflexão e rever os aspectos de seu empreendimento para que o número de desistências de compra em lojas online seja consideralvemente reduzido.

E-Commerce News

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Publicado por em 07/09/2011 em E-Commerce

 

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