RSS

Comprar pelo celular já é um sucesso no Brasil

25 jul

O Mobile Commerce, como é falado, já desponta como um grande potencial de vendas.

De acordo com nova pesquisa, o engajamento dos consumidores da web com o m-commerce explodiu no Brasil, com cerca de 79% destes tendo usado algum dispositivo móvel para fins de comércio, pesquisa ou compras. Este valor foi de 91% no caso do Reino Unido, e nenhum país pesquisado obteve resultado inferior a 72%.

De acordo com os números da pesquisa Global Consumer Survey, realizado pelo MEF, 84% dos brasileiros entrevistados acessam a sua web móvel em uma base diária, valor ligeiramente superior aos 82% verificados no Reino Unido. O grande nível de utilização da web e comércio móvel andam juntos com a redução no uso de internet de linhas fixas: 41% dos brasileiros entrevistados e 34% dos britânicos acessam hoje seus computadores pessoais com menor freqüência do que há 18 meses atrás.

A pesquisa foi realizada em nove países dos cinco continentes, sendo entrevistadas 8.530 pessoas que vivem tanto em países desenvolvidos como em emergentes.

“Esta pesquisa mundial demonstra claramente que os consumidores em todo o mundo estão adotando o dispositivo móvel como um ponto de acesso chave para acessar conteúdos e satisfazer as suas necessidades do comércio”, afirmou Andrew Bud,  presidente global da MEF. ”Ela também ilustra que o telefone móvel é uma plataforma essencial para empresas que desejam satisfazer as demandas dos consumidores e faturar com a venda de seus bens, serviços e produtos digitais.”

A preocupação com a segurança foi lembrada por 27% dos entrevistados quando somados todos os mercados pesquisados como o motivo por não terem realizado mais compras utilizando seus dispositivos móveis.

Abaixo Alguns resultados regionais interessantes verificados na pesquisa da MEF:

Latino Americanos preparados para gastar: Na América Latina, o comércio móvel está decolando, com 20% dos consumidores da região dispostos a gastar mais de £200 em compras móveis, o dobro da Índia, segunda colocada neste quesito com 10%. Este continente tem também a maior parcela de consumidores que estão se afastando da utilização de internet de linhas fixas de acesso, com 41% o fazendo menos do que há 18 meses atrás. Esta tendência não é sintoma de queda do interesse no acesso a web: 84% dos consumidores a acessam via móvel em uma base diária, com 37% gastando ao menos 5 horas conectado a cada dia.

M-commerce “de vento em popa” na Ásia: 74% dos entrevistados de Cingapura afirmam acessar a web móvel em uma base diária, enquanto 84% já adotaram seu dispositivo móvel como parte de seu processo de compras, utilizando-o tanto para pesquisar bens, como para finalizar compras. A maioria dos produtos comprados pela via móvel são bens digitais, mas bens tangíveis também constituem uma notável parte do total, com 15% dos consumidores utilizando seus dispositivos móveis para compra de produtos eletrônicos. A utilização de serviços de home banking também é bem estabelecida neste mercado, com 32% verificando regularmente o saldo de suas aplicações financeiras via celular e 18% os utilizando no pagamento de contas.

Na Indonésia, 63% dos entrevistados realizaram alguma compra de produto pela via móvel. Dentre estes, 19% o fizeram por intermédio de uma loja virtual móvel. 41% compraram algum item por via de seu operador de rede nos últimos seis meses.

O home banking não desfruta dos mesmos níveis de penetração na América latina: cerca de 34% utilizam seus dispositivos móveis para verificar alguma aplicação financeira, enquanto mais da metade dos entrevistados nunca havia utilizado seu aparelho para qualquer serviço financeiro.

Mesmo com preocupações com a segurança, americanos pagam por via móvel: Os norte-americanos seguem mantendo boa proporção de seus pagamentos em via móvel, com 38% dos entrevistados tendo efetuado a compra de algum item através de seu operador de rede móvel nos últimos seis meses. Quando a utilização como ponto de compras, 41% dos consumidores adotaram a web móvel, 11% lojas móveis de varejistas e 9% páginas de mídias sociais. Este número pode aumentar caso seja mais trabalhada a questão da segurança, com 26% dos entrevistados afirmando que não realizam uma quantidade maior de transações por vias móveis por conta de suas preocupações com a segurança.

Grandes números de usuários da web relutam em comprar por via móvel no Oriente Médio: Apesar do alto número de usuários com acesso a web móvel na região (72% no Catar e 67% no Egito), estes consumidores parecem relutantes em comprar via celular. O Egito apresentou a maior proporção de entrevistados que afirmaram não realizar compras por esta plataforma (42%), enquanto o Catar foi o terceiro colocado, com 34%. No entanto, esta preocupação parece ser pouco ligada ao dispositivo: 58% dos entrevistados no Egito enviaram alguma remessa de compra pela web, ficando atrás apensas dos consumidores da Indonésia.

E-Commerce News

 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/07/2011 em E-Commerce

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: