RSS

7 Dicas para criar campanhas de sucesso nas mídias sociais

29 jun
É cada vez mais crescente o número de marcas que deixam de olhar as mídias sociais como algo irrelevante e passam a incluir os meios de comunicação social como parte necessária de qualquer plano de marketing e comunicação. Facebook, Twitter e outras redes sociais saíram do patamar de promessa de rapidez e ampla difusão para promoções, concursos e sorteios, para uma realidade, onde são, inclusive, o foco principal de muitas ações.
Caso você, sua empresa, marca ou agência desejem desenvolver alguma campanha, vão aqui 7 simples passos para a criação de uma promoção de sucesso nas mídias sociais:
1 ► Inúmeras vezes as empresas pensam que criar uma promoção ou um sorteio emocionante servirá como única ferramenta para tornar a ação viral, trazendo assim muitos seguidores no Twitter e fãs no Facebook. Isso pode até acontecer, mas é muito mais provável que sua campanha obtenha sucesso se você já tem um relacionamento consolidado, seja no Facebook, Twitter ou mesmo um blog.
2 ► Defina seus objetivos com cuidado. O que você quer com esta ação? Aumentar seu público-alvo? Gerar tráfego no seu site? Buzz? Vendas? Seu objetivo deverá levar em consideração essas informações no planejamento.
3 ► Crie uma experiência simples. Campanhas muito elaboradas podem ser divertidas de serem planejadas, mas muitas vezes são complexas demais para serem executadas e gerar demanda de público. Seja prático. Se pretende pedir que os consumidores lhe enviem vídeos, lembre-se que upload de fotos ou a resposta a uma pergunta são mecânicas muito mais fáceis de serem aplicadas.
4 ► Conheça bem onde você pretende realizar a campanha. Quando você vai criar uma ação promocional, é importante estar atento às legislações vigentes, seja de âmbito municipal, estadual ou federal, bem como o próprio regimento do segmento em que seu cliente e/ou empresa trabalham. Nas redes sociais, lembre-se também que algumas delas, como o Facebook, por exemplo, possuem um conjunto de regras próprias sobre promoções.
5 ► Escolha a ferramenta certa. Existem duas ferramentas de promoção em redes sociais muito conhecidas: WildfireAPP e Strutta. Mas existem muitas agências de social media que merecem destaque. Ao planejar sua promoção, tenha em mente que não só a facilidade da mecânica, mas também a facilidade e o quão atraente ela é para ser compartilhada nas redes sociais.
6 ► Inclua no orçamento suporte e apoio a ação promocional via redes sociais. Você não vai conseguir alavancar uma campanha completamente offline. Então, lembre-se de separar uma parte de seu orçamento para mídia online. Lembre-se que o ideal é gastar essa verba na plataforma principal onde a ação ocorrerá (anúncios no Facebook, tweets promovidos).
7 ► Faça o acompanhamento contínuo dos resultados da ação. Nenhuma ação inicialmente planejada é imutável. Ao contrário de promoções offline, que podem levar um ano ou mais entre planejamento e execução, as promoções em mídias sociais possuem resultados mensuráveis de maneira mais imediata, o que permite fazer modificações no seu decorrer. Quanto mais você acompanhar, mais você poderá melhorá-la e torná-la um sucesso maior.
O fundamental em qualquer ação de marketing promocional é que os planners assumam a posição dos consumidores e se façam a seguinte pergunta: “será que eu me animaria a participar dessa promoção e a chamar meus amigos para participarem também? É fácil participar? O prêmio vale a pena o esforço empregado?”. Se todas as respostas forem sim, então você está trilhando o caminho correto para uma campanha de sucesso.
 

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: