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11 erros que as empresas cometem ao enviar e-mail marketing

10 jun

Já dizia o ditado: “Errar é humano”. Porém, por que errar se é possível fazer certo logo de cara? Partindo deste pressuposto, hoje trazemos (com informações do HubSpot) onze erros comuns de empresas na hora de disparar campanhas de email marketing.

A partir destas dicas, queremos ajudar, especialmente quem está começando, a entrar com o pé direito em suas campanhas.

1) Enviar mensagens sem permissão: enviar emails sem a permissão do consumidor é um dos principais erros das empresas. Comprar listas de emails e disparar mensagens aleatórias pode ser um tiro no pé. Invista no opt-in de sua base com conteúdo interessante e vantagens exclusivas.

2) Não segmentar: enviar mensagens massivas é uma grande falha. Hoje, com a ajuda de ferramentas de segmentação, é possível personalizar campanhas de acordo com o histórico de navegação do cliente e mostrar produtos que ele já demonstrou estar interessado.

3) Não prestar atenção nas landing pages: ao criar uma campanha de email marketing fique atento a todos os links inseridos na mensagem. Se você está divulgando um produto específico, direcione o cliente exatamente para a página do mesmo, não para uma página genérica, como a Home, por exemplo.

4) Não se preocupar com a frequência das mensagens: disparar emails várias vezes ao dia é um erro que irrita o cliente e que pode fazê-lo desistir de receber suas campanhas.

5) Emails sem identidade padronizada: não padronizar o layout dos emails corporativos é uma falha. Assim, sua empresa não constrói uma identidade para o cliente. Mesmo em campanhas sazonais, como o Natal, por exemplo, tente ao máximo manter um padrão visual e de linguagem.

6) Mensagens sem interação: mensagens frias, sem possibilidade de interação com o cliente também podem ser um erro.

7) Não se preocupar com o carregamento das imagens: ao criar uma mensagem, certifique-se de que todas as imagens estão sendo exibidas. Emails com links de imagens quebrados, além de feios, não transmitem credibilidade.

8 ) Desconsiderar os dispositivos móveis: criar campanhas sem se preocupar com a visualização da mensagem também é um erro comum. Hoje com a popularização dos smartphones e tablets, é bom ficar a tento a como sua campanha pode ser vista por um cliente em potencial.

9) Repetição excessiva: repetir as mesmas campanhas também pode ser chato para o cliente. Inove em sua comunicação, mesmo quando o produto anunciado é o mesmo.

10) Não se preocupar com erros de entrega: já falamos no post “Sua empresa se preocupa com a entrega de emails” sobre a importância de acompanhar a entrega, não só de email marketing, mas de toda a comunicação via correio eletrônico. Por isso, depois de disparar uma campanha, acompanhe as taxas de entrega, bem como as demais métricas para corrigir possíveis falhas graves.

11) Confiar apenas no email: por fim, não podemos negar que estamos na era social. Por isso, investir em apenas uma ferramenta de comunicação pode ser ruim para a visibilidade de seu negócio. Além das redes e mídias sociais, investir em links patrocinados, rede de display, vídeos, games e blogs podem impulsionar suas campanhas de email marketing.

Para melhorar ainda mais a conversão dos seus e-mail marketing, leia também o post “7 dicas para o seu layout de e-mail marketing”

Para contar com as melhores ferramentas de gestão de email marketing, entre em contato com o Marca & Marketing, nos temos a solução certa para o seu negócio.

 
 

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