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7 dicas para o seu layout de e-mail marketing

01 jun

Diariamente recebemos dezenas ou até centenas de e-mail marketing em nossa caixa postal. E pode-se dizer que alguns são ótimos, de um design excelente e ótimo acabamento. Mas nem sempre isso se aplica ao online.

Neste artigo são apresentadas sete dicas para conseguir um retorno melhor, desde que sejam feitas algumas alterações no seu e-mail marketing.

Dica 1 – E-mail marketing com uma imagem de grande impacto é legal?

Pode parecer sim uma boa idéia, mas estudos americanos comprovam que 74% dos e-mails são recebidos com imagens bloqueadas. Por esse motivo o layout do seu e-mail marketing não deve ser apenas uma grande imagem, pois, muito provavelmente, o que seu cliente irá ver é um enorme “x” vermelho com a frase: “Clique aqui para visualizar a imagem” Pouquíssimas pessoas estão dispostas a clicar em uma imagem de que não sabe do que se trata. Ai esta o primeiro passo para aumentar a conversão de exibição do seu e-mail marketing.

Dica 2 – O que acha de usar o que há de mais moderno na versão do HTML?

Hoje em dia a palavra “modernidade” se traduz em “tecnologia”. Vamos imaginar que seu e-mail marketing será enviado para diferentes pessoas, esse é o objetivo principal, e que essas pessoas usam diferentes meios para receber seu e-mail.

Considerando que hoje no mercado existem diversos programas de e-mail (Eudora, diversas opções de Outlook Apple Mail, Thunderbird) e os web mails como (Gmail, Yahoo, Hotmail, Uol, Bol, etc.) O seu código HTML deve ser o mais simples possível para evitar a incompatibilidade com alguma das plataformas citadas acima, evitando que seu layout não seja alterado.

Dica 3 – A página ímpar do seu  HTML

Como qualquer outra mídia, o e-mail marketing também tem sua peculiaridade. Na revista a página mais cara é a página da direita, considerada página ímpar, no e-mail marketing também existe a área que as pessoas mais olham.

A maior parte dos usuários organiza as plataformas de e-mail da seguinte maneira: cabeçalhos, pastas, mensagens e o painel de leitura. O painel de leitura é a área de 3 cm a 5 cm que o usuário irá ver do e-mail recebido, sem abri-lo, isso pode chamar de horário nobre do e-mail marketing. Evite colocar o logo enorme da sua empresa nessa área, pois o nome já estará no remetente da empresa. Essa área é muito importante. É a partir dela que o leitor irá decidir se continua lendo seu e-mail ou jogará para lixeira.

Dica 4 – Como Colocar as imagens no corpo do seu e-mail

Na dica de número 1 nos falamos sobre as imagens. Não significa que você não pode usa-las, mas se for de forma correta não haverá problema. Construa um layout agradável.

Muitas pessoas usam a imagem colada no corpo de e-mail, mas não é aconselhável, pois ela diminui a frequência de entrega da mensagem, uma vez que aumenta o tamanho do e-mail. Além disso seu e-mail pode correr o risco de ser considerado um spam. A melhor opção é hospedar as imagens em um servidor e inserir em forma de HTML no seu e-mail.

Dica 5 – Como usar os links no seu layout?

As pessoas costumam usar links apenas em imagens, o que é um erro. Normalmente os links são colocados no corpo de e-mail através de botões em HTML que servem como iscas ou colocar em forma de texto. No ramo imobiliário por exemplo o botão valores é o campeão de cliques. As pessoas estão interessadas em saber o valor do imóvel.

Dica 6 – Descreva suas imagens

Muitas imagens não são mostradas por alguns erros que citamos acima, mas há uma forma de chamar atenção das pessoas para estimular as pessoas a exibi-las. Existe um atributo da tag chamado “alt”. O uso desse atributo no HTML fará mostrar o lado negro do sem graça “X” vermelho o descritivo da imagem aumentando a conversão da imagem.

Dica 7 – Pirotecnia do layout

Alguns profissionais de design insistem em mostrar suas habilidades criando flashs, ou gifs animados que são bem interessantes ao olhar do cliente em potencial. O único problema, é que hoje vivemos em uma era do HTML 4 e eles não são exibidos em todas plataformas de e-mail. Evite o uso de gifs e flashs, opte por um layout mais simples e com códigos simples. Use as etapas corretas para o melhor entendimento. O simples também traz resultado e na maioria das vezes até mais eficaz.

 
 

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