RSS

Saiba como analisar as mídias sociais

01 maio

A profissão esta na moda a profissão. Monitorar redes sociais pode ser interno ou externo, mas requer disciplina e foco. Pode ser realizado atraves de diversos softwares ou solicitar o trabalho de um especialista em análises.

Existe diferentes formas pra usar as redes sociais, seja ela para uma ação específica, um canal aberto para a comunicação empresa-cliente ou visando a construção de uma marca no ambiente online.

Independente de qual seja a ação, é fundamental fazer um trabalho de monitoramento antes da ação, durante e após a ação. É através dele que o resultado é medido de forma correta e todo o histórico do relacionamento armazenado.

Monitorar as mídias sociais sem a sua marca na internet é importantíssimo também. Através de um canal próprio é possível saber o que esta sendo falado da sua marca e ai sim traçar um plano de ação, analisar tendência de mercado e até gerenciar possíveis crises.

O monitoramento dentro de uma empresa pode ser realizado por diversos setores devido a sua amplitude dos benefícios pode ser feita pelo SAC, relações públicas, atendimento, marketing e todas outras que se achar necessário. Cada departamento pode ter a sua comunição com o público.

Além da ferramenta de monitoramento, ela pode colher depoimentos e opiniões espontâneas. Por exemplo, se você for lançar um tênis de corrida, pode perceber quais as menções sobre “tênis de corrida” ou “qual o melhor tênis de corrida” ou até mesmo “quero comprar um tênis de corrida”, são palavras chaves que ajudam a identificar o seu alvo de forma rápida, barata e eficaz.

Após analisar esses dados chegou a hora de colocar em prática.

Primeiro passo é colher todo tipo de informação, o segundo passo é classificar e monitorar as menções e por fim os analistas de mídias sociais devem fazer uma estudo estratégico e analítico para interpretar todo material colhido. Tanto nas agências de propaganda quanto nas companhias, esse trabalho pode ser feito internamente ou externamente.

Se o trabalho for realizado internamente é preciso de uma plataforma (software) adequada para o monitoramento. As mais conhecidas são Scup (Brasil), Radian 6 (EUA) e ScoutLabs (EUA). Ja entre as empresas mais famosas e especializadas nesse serviço estão a E-Life e a Dialetto.

Uma definição bem importante desse trabalho e escolher entre contratar uma pessoa pra fazer esse monitoramento interno, ver custo x benefício, ou contratar uma empresa para fazer este serviço, como tradicionalmente é feito além de considerar a qualidade desse trabalho.

Por se tratar de algo que envolve inteligência e análise, é essencial avaliar a capacidade do fornecedor ou da equipe interna de fazer julgamento intangível e estratégico. Esse ponto tem levantado muita discussão, tanto que há empresas contratando fornecedores especializados em BI para usar plataformas de mídias sociais a fim de garantir a qualidade dos dados.

Depois disso tudo pode-se definir com que importância irá monitorar sua marca, se será um trabalho simples de dados básicos e quantitativas ou até mesmo uma análise mais profunda ja visando estratégias e plano de ação.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 01/05/2011 em Mídias Sociais

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: