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Como reclamar nas redes sociais?

30 abr

Sabemos que os inúmeros problemas absurdos e bizarros que as grandes empresas pregam todos os dias a seus clientes principalmente no quesito, pós-venda, onde a grande maioria das empresas ignoram e esquecem do consumidor. Elas abandonam o cliente de uma forma desleal ignorando seus problemas e prejudicando a imagem da empresa.

Antigamente um cliente insatisfeiro comentava, reclamava com o vizinho, numa conversa informal no máximo iria até a empresa e tentava resolver o problema. Hoje as coisas mudaram muito. Bem antes do cliente insatisfeito ir na empresa formalizar a sua reclamação, ele coloca nas redes sociais o seu problema compartilhando a sua indignação com centanas e até milhares de pessoas causando um problema ainda maior a empresa.

Temos diversos exemplos de empresas que falharam com seus clientes e essas falhas viraram cases de como ou não se deve fazer. Dentre eles temos a Renault, Americanas, Dell, Brastemp, Locaweb, Fiat e mais algumas dezenas que se espalham a cada hora na internet. Quase todas empresas ja deram algum deslize nas mídias sociais.

Mas nem sempre uma reclamação nas redes sociais vai trazer algum benefício ao cliente, é preciso tomar um certo cuidado com isso. Muita calma nessa hora. Reclamar contra uma companhia em uma rede social funciona sim, mas apenas em alguns casos. Ainda é preciso que algum veículo de comunicação ou até mesmo alguma personalidade famosa compre a briga e divulgue seu problema para que a empresa em questão resolva o seu problema.

O melhor a fazer é manter a calma, sabemos que nessas horas é quase impossível, entre em contato com a empresa e explique o ocorrido se não funcionar, que é o mais provável, acione o PROCON e principalmente elabore uma excelente publicação com protocolos e comprovantes de toda reclamação para divulgar na internet, seja blog, twitter e outras mídias. Faça o que quiser, um vídeo, uma música, crie um site use a criatividade. Uma hora alguém vai te ajudar, e torcer pra que esse alguém seja do alto escalão da empresa em questão.

O que não pode ser feito de maneira nenhuma é usar de mentiras e palavras de baixo calão para expor seu problema. Dessa forma você irá perder a credibilidade e a empresa que gerou o ônus possa processá-lo judicialmente. Se teu caso não for resolvido, então avise os futuros clientes e continue a divulgar seu conteúdo, mas faça isso de forma responsável e bem produzida, lembre-se a credibilidade é seu aliado.

O Twitter recebe em torno de 53% das reclamações de seus consumidores. Já o Facebook recebe um pouco menos, 41% das queixas. Isso mostra que clientes procuram meios mais rápidos para expor seus casos. Não é difícil ver nas redes sociais que a maioria das reclamações em âmbito nacional não foram postadas na rede, foram reclamações ponderadas e acima de tudo bem formuladas. Isso não quer dizer que essas reclamações foram elaboradas por profissionais, mas pra chamar a atenção é preciso ter o que dizer e principalmente saber o que dizer.

Leonardo Zani
Especialista em Planejamento Estratégico Digital
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4 Respostas para “Como reclamar nas redes sociais?

  1. Agostinho

    30/11/2011 at 23:53

    TENHO UM DELL QUE ADQUIRI A POUCO MAIS DE UM ANO. PARA MEU ESPANTO A BATERIA JÁ APRESENTOU PROBLEMA E SOU OBRIGADO A COMPRAR OUTRA…

    LAMENTÁVEL, MAS QUANDO COMPREI O DELL VOSTRO 1320 PENSEI QUE AO PAGAR MAIS CARO POR ESSE EQUIPAMENTO ESTARIA LONGE DE PROBLEMAS COMO ESSE. A GENTE SABE QUE A BATERIA VAI DAR PROBLEMA, MAS COM POUCO MAIS DE UM ANO, É O FIM DE UMA MARCA…

    TENTEI ARGUMENTAR COM A FABRICANTE, MAS SOMENTE INFORMARAM QUE APÓS UM ANO NADA PODERIAM FAZER, JÁ PASSOU A GARANTIA… FOI AÍ QUE RESPONDI, GARANTIA POR GARANTIA EU COMPRARIA QUALQUER MARCA E NÃO UM DELL…

    ESPERO QUE MAIS ALGUÉM LEIA MEU RELATO E NÃO CAIA NESSA FRIA… EU ME RECORDO QUE PAGUEI CERCA DE 40% MAIS CARO DO QUE OUTRAS MARCAS E VEJO MEUS AMIGOS UTILIZANDO SEUS NOTEBOOK SEM PROBLEMA, MUITO MENOS DE BATERIA…

    LAMENTÁVEL DELL!!!

     
  2. suzicouto@gmail.com.br

    28/01/2012 at 14:53

    Olhe aproveitando aqui a minha manifestação Não consigo colocar entrar no facebook. Dificil

    Suzi

     
  3. anderson

    06/03/2012 at 9:42

    bem a reclamacao que tenho aqui e rapida e simples eu nao consigo entrar no facebook mesmo eu insirindo a senha certa e email certo nao consigo la ta assim coloque seu numero que vamos enviar um codigo para seu celular eu faco isso mas eai nada nao aparece nada entao o facebook tem que melhorar ai o twitter subindo rapido por causa dessas manias do facebook eles irao perder ate para essas redes sociais mais pequenas bem pessoal termino por aqui tchau

     
  4. ANA

    15/03/2012 at 11:44

    COMPREI UM VENTILADOR DA MARCA MONDIAL USEI O PRODUTO 1 MÊS E JA ESTRAGOU FOI PARA ASSISTÊNCIA,VOLTOU DO MESMO JEITO.SEM FUNCIONAR.SIMPLESMENTE BOTEI NA TOMADA R LIGUEI ELE EXPLODIU.SO BOTEI DINHEIRO FORA ,ANTES TER COMPRADO DA MARCA BOA!!!!

     

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